Livro aborda conflitos e conciliações no processo de orientação da pesquisa acadêmica

De mãos dadas: uma reflexão sobre orientações na pesquisa em Comunicação retrata as experiências e a formação de sujeitos-pesquisadores que transitam entre o lugar de orientando e orientador.

A obra é fruto do esforço coletivo entre doutorandos e pesquisadores ao abordar os desafios e tensões do orientar no campo da comunicação. O livro reúne 14 entrevistas – em diferentes formatos textuais – com professores/pesquisadores que marcaram a trajetória de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).

Nas entrevistas, valores, observações e confidências são compartilhados em um diálogo transversal sobre o campo da comunicação, uma área em desenvolvimento teórico-metodológico.

Elen Geraldes, professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e incentivadora da produção textual que deu origem ao livro, descreve a obra como uma conversa “com orientadores e orientadoras da área, trocando confidências sobre essa relação tecida em alguns casos com muito afeto, em outros, de forma mais pragmática”. Segundo ela, é nesse processo de trocas que se percebe “muita alegria em orientar, mas também dor e preocupação, já que os resultados não são previsíveis e a experiência aponta caminhos, mas não se traduz em fórmulas”.

Para Francisco Verri, um dos organizadores da obra, “o livro não tem a pretensão de ser um manual sobre orientação. Sua contribuição, ao contrário, reside em problematizar os dilemas que acompanham essa parceria, lançando-se sobre velhos impasses que transpassam a escolha do objeto de estudo”.

A publicação conta ainda com uma homenagem e uma das últimas entrevistas realizadas por José Marques de Melo (in memoriam), pioneiro e referência na América Latina nos estudos de jornalismo.

A obra está disponível para download gratuito no site do projeto: orientacaoemcomunicacao.com.br/