Buscando respeitar os protagonistas de cada autor, optou-se pela apresentação dos textos em ordem alfabética do sobrenome do entrevistado, seguindo-se:

Norval Baitello Junior

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Livre de Berlin, professor titular da pós-graduação na PUC-SP, nas matérias Teoria da Mídia, Teoria da Imagem, Teoria da Cultura. Seus livros mais recentes são A era da iconofagia, O pensamento sentado – livro pensado para a graduação, mas que acabou sendo mais aproveitado na pós –, Flussers Völlerei (A gula de Flusser) e, o último, A serpente, a maçã e o holograma. Foi professor convidado da Universidade de São Petersburgo, da Universidade de Sevilha, da Universidade de Viena, da Universidade Autônoma de Barcelona e da Universidade de Évora. Já orientou cerca de 150 dissertações/teses.

Cristina Dunaeva

Nasceu na Rússia, tem um filho e é professora do curso de Teoria, Crítica e História da Arte (Departamento de Artes Visuais/Instituto de Artes) da Universidade de Brasília. É mestra em História da Arte (2005) e doutora em Ciências Sociais (2013) pela Universidade Estadual de Campinas. Traduziu para o português o tratado Dos Novos Sistemas na Arte (1919), de Kazímir Maliévitch.

Soraya Fleischer

Professora do Departamento de Antropologia da UnB. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), com ênfase em Antropologia da saúde, do corpo, do adoecimento e da cronicidade. Atualmente, é editora executiva do periódico do DAN, “Anuário antropológico”.

Christiana Freitas

Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito (FD) e do curso de graduação do Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis (Face) da Universidade de Brasília (UnB). Integrante do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Coordenadora do eixo de Pesquisa sobre Direitos Humanos na Internet (Direitos Digitais) do Centro de Política Digital para América Latina (Latam Digital). Líder do grupo de pesquisa sobre Estado, Regulação, Internet e Sociedade (Geris) e integra a coordenação do Grupo de Estudos em Direito das Telecomunicações (Getel). Membro do Conselho Deliberativo da Open Knowledge Foundation Brasil.

Elen Cristina Geraldes

Jornalista e mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. É professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, no curso de Comunicação Organizacional e também integra o Programa de Pós-Graduação de Comunicação, na Linha de Políticas de Comunicação e Cultura da mesma universidade. Orienta trabalhos de conclusão de curso da graduação e pesquisas no mestrado e doutorado.

Dácia Ibiapina 

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (1981), mestra em Comunicação pela Universidade de Brasília (1992), doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002) e estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí. É professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, onde é também Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na linha de pesquisa Políticas de Comunicação e de Cultura. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema e Audiovisual.

Renata Marcelle Lara

Doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (2008). Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (1998). Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996). Professora do Departamento de Fundamentos da Educação, Área de Metodologia e Técnica de Pesquisa, da Universidade Estadual de Maringá, e Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM. Líder do GPDISCMÍDIA-CNPq/UEM – Grupo de Pesquisa em Discursividades, Cultura, Mídia e Arte. Membro do Gepomi-CNPq/UEM – Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos e do Grupo de Pesquisa Oficinas de AD: Conceitos em Movimento (CNPq/UFRGS).

Gerry Leonidas

Professor Associado do Departamento de Tipografia e Comunicação Gráfica da Universidade de Reading, no Reino Unido. Nascido em Atenas, em 1968, Leonidas trabalha no campo desde 1986, e na orientação de alunos desde 1998. Diretor do Programa de Mestrado em Design de Tipos, ensina design em vários módulos no programa de graduação, supervisiona e orienta dissertações de graduação e mestrado, além de pesquisadores de doutorado.

Luiz Carlos Iasbeck

Pós-Doutor em Comunicação pela Universidade Católica de Lisboa, possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Durante 20 anos (1985 a 2005) exerceu funções de coordenação, elaboração e execução de atividades de Capacitação Profissional junto ao Departamento de Formação do Pessoal do Banco do Brasil.

José Marques de Melo (in memorian)

Graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1964), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1965), doutorado e livre-docência em Ciências da Comunicação – Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, onde é diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação. Publicou meia centena de livros e coletâneas, mais de uma centena de artigos em periódicos científicos do país e do exterior. Fundou e dirigiu sociedades científicas espaço iberoamericano. Campos de pesquisa: área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuou principalmente nos seguintes temas: jornalismo brasileiro, gêneros jornalísticos, pensamento comunicacional latino-americano, história das Ciências da Comunicação.

Célia Maria Ladeira Mota

Pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, mestre e doutora em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação da UnB (1992). Professora durante 22 anos na área de Comunicação, com ênfase em aulas de Teorias da Comunicação; Telejornalismo; Tecnologias da Comunicação; Semiótica; e Comunicação e Universidade. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Jornalismo como Narrativa da História do Presente; Cultura, Mídia e Política. É membro também da Rede Nacional de Telejornalismo e da Rede Nacional de Narrativas, ambas filiadas a SBPJOR, Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

Dione Oliveira Moura

Professora e pesquisadora em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás (1986), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1990) e doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2001). Atualmente é professora Associada da Faculdade de Comunicação da UnB e realiza estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UnB. Pesquisa temas a partir do núcleo Jornalismo e Sociedade: identidade profissional, feminização do jornalismo, jornalismo e questão racial no jornalismo e pautas socioambientais. Na Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), atuou como diretora Editorial (2004-2005 e 2006-2007), coautora do Projeto Editorial da Brazilian Journalism Research (BJR) (2004) e presidenta da SBPJor (2011-2013). Também atuou na direção da Socicom e, atualmente, atua na Diretoria Centro-Oeste da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (ABEJ), 2018-2019.

Fernando Oliveira Paulino

Professor e diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, onde cursou a graduação (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008, com estágio na Universidad de Sevilla). Tem experiência em atividades ligadas a Políticas de Comunicação, Comunicação Comunitária, Saúde e Mobilização Social, Ética e Legislação, em que desenvolve temas como: mídia, ética, direito à informação, saúde, cidadania e responsabilidade social. Na UnB, é pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LAPCom), foi um dos gestores da parceria entre a universidade e a Empresa Brasil de Comunicação no desenvolvimento de pesquisa sobre comunicação pública. Coordenou a Comissão UnB Futuro e estabeleceu pontes entre a faculdade de comunicação da UnB e universidades de países como Estados Unidos, China e Portugal. Fernando Oliveira Paulino é diretor de Relações Internacionais da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC) e membro de diversas entidades científicas como Intercom, SBPJOR, IAMCR, Ulepicc e ICA. Ao longo de sua trajetória, participou da fundação de projetos de pesquisa e extensão como o “SOS-Imprensa” e de grupos como a Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI).

Suzy dos Santos

Mãe de dois filhos, é docente da Escola e do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2004). É líder do Grupo de Pesquisa Políticas e Economia da Informação e da Comunicação – PEIC.

Rafiza Varão

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2012), na área de Teoria e Tecnologias da Comunicação. Sua tese se insere na história das teorias da comunicação e resgata o pensamento do cientista político Harold Lasswell sobre comunicação, daí o título “Harold Lasswell e o Campo da Comunicação”. É mestre em Comunicação também pela Universidade de Brasília (2002), na área de Imagem e Som, onde defendeu a dissertação “Nosferatu: o imaginário de uma sinfonia de horror”, com base na teoria sobre o imaginário de Gaston Bachelard. Graduou-se em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1999). Leciona na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e trabalha especialmente com Teorias da Comunicação, Ética e Redação Jornalística. Coordena o projeto SOS Imprensa.