Organizadores

Elen Cristina Geraldes

Jornalista e mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. É professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, no curso de Comunicação Organizacional e também integra o Programa de Pós-Graduação de Comunicação, na Linha de Políticas de Comunicação e Cultura da mesma universidade. Orienta trabalhos de conclusão de curso da graduação e pesquisas no mestrado e doutorado.

Francisco Verri

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar) e mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PGC/UEM). Doutorando em Comunicação – Jornalismo e Sociedade – no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).

 

Gisele Pimenta de Oliveira

Mãe de dois filhos, é doutoranda e mestra em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, é servidora pública, jornalista na UnB. Trabalhou na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), atuando como editora no programa A Voz do Brasil e no gerenciamento de perfis de redes sociais.

 

Maíra Moraes Vitorino

Doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília (UnB), mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e especialista em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisa as relações de poder implicadas no enquadramento de notícias e como realidades são construídas por meio de narrativas dominantes. É membro do Laboratório de Etnografia das Instituições e das Práticas de Poder (LEIPP),  do Departamento de Antropologia (DAN), na UnB.

Vinícius Pedreira Barbosa da Silva

Jornalista e doutorando em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), linha Jornalismo e Sociedade. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante dos grupos de pesquisa Cultura, Mídia e Política; Jornalismo e a Construção Narrativa da História do Presente; e do Grupo de Estudo de História em Quadrinhos – GIBI. Entre seus temas de interesse estão: construção de identidades; cultura visual; narrativas, discursos e representações midiáticas, especialmente nos âmbitos do jornalismo, quadrinhos e produções audiovisuais.

Paulo Vitor Giraldi Pires

Jornalista e Professor permanente da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – colegiado de Jornalismo. Doutorando na UnB/PPGCOM (Universidade de Brasília) [início 2017]. Mestre [2013] em Comunicação Midiática – Universidade Estadual Paulista – UNESP, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Docência no Ensino Superior [2018] – UNIFAP. Especialista em Linguística e Educação [2012] – Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, com habilitação em Magistério [2005]. Graduação: Bacharel em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – Universidade do Sagrado Coração [2010] (Bauru – São Paulo). Área de atuação e pesquisa: Jornalismo e Mercado, Trabalho do Jornalista, História do Rádio, Radiojornalismo, Folkcomunicação e Educomunicação, Teorias da Comunicação, Mídias e Religiões, Comunicação Midiática e Processos Culturais, Mercado de Jornalismo

Autores

Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira

Doutorando da Linha de Políticas de Comunicação e de Cultura da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), onde concluiu mestrado na Linha de Teorias e Tecnologias da Comunicação. É graduado em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Positivo (2009), com extensão em Planejamento Criativo pela Lemon School. Coordena o Grupo de Pesquisa – Mulheres no Parlamento – no Centro de Formação da Câmara dos Deputados, onde também coordenou o grupo de pesquisa – Os Parlamentares nas Redes Sociais: A Influência das Novas Ferramentas de Comunicação para a Representação Parlamentar. É assessor de comunicação da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e Professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente desenvolve pesquisas na área de Comunicação, Internet e Ciência Política, atuando principalmente nos temas: internet, políticas de comunicação, gênero, propaganda política, representação parlamentar e democracia.

Janara Sousa

Jornalista, mestre em Comunicação e doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Fez pós-doutorado em Governança da Internet pela Universidade do Minho, Portugal. Atualmente, é professora e chefe do Departamento de Comunicação Organizacional e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Faculdade de Comunicação, UnB.

Luísa Montenegro

Escritora, doutoranda da linha de Políticas de Comunicação e de Cultura da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB) e professora voluntária do curso de Comunicação Organizacional da FAC/UnB. É mestra em Comunicação pela mesma instituição. Tem interesse nas áreas de internet, radiodifusão pública, cidadania, questões de gênero, raciais e étnico-sociais.

Luma Poletti Dutra

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na linha de Políticas de Comunicação e Cultura, onde também cursou mestrado (2015). Desenvolve projetos relacionados a transparência, direito à comunicação e políticas de acesso à informação pública. Graduou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012).

Marcos Urupá

Jornalista e advogado. É pós-graduado lato-sensu pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP) em Gestão e Políticas Públicas; mestre e doutorando da linha de Políticas de Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). É membro do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom/UnB) e do Grupo de Estudos em Direito das Telecomunicações da UnB.

Natália Oliveira Teles da Silva

Doutoranda da linha de Políticas de Comunicação e de Cultura da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Tem experiência em projetos e docência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional, diversidade étnico-racial e Comunicação Pública. Mestre em Políticas de Comunicação e de Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Possui graduação em Comunicação Organizacional pela UnB.

Paulo Henrique Soares de Almeida

Jornalista e doutorando em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Pertence aos grupos de pesquisa Jornalismo e Construção Narrativa da História do Presente e Cultura, Mídia e Política, da UnB.

Pedro David Russi Duarte

Pós-doutorado (CAPES) [2012-2013] Universidad de Navarra/Esp. (Grupo de Estudos Peirceanos/ GEP); Doutor (CAPES) [2005] e Mestre [2001] em Ciências da Comunicação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Bolsista Departamento de Comunicação Social – Conselho Episcopal Latino-americano em Comunicação (DECOS/CELAM) UNISINOS/RS [1997]. Graduação: Licenciado em Ciências da Educação – Universidad Católica del Uruguay Dámaso António Larrañaga (1998) [Montevidéu-Uruguai]. Atualmente professor na UnB (Universidade de Brasília) – FAC (Faculdade de Comunicação) – Curso de Graduação e Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação – Coordenador do curso de Graduação em Comunicação. Coordenador do NESECOM (Núcleo de Estudos de Semiótica em Comunicação) DGP/CNPq. Atualmente integra a Diretoria da Associação Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO).

Rafael Dietzsch

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (2002) e mestrado em Master of Arts in Typeface Design – University of Reading (2012). Atualmente é professor assistente da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Tipografia, atuando principalmente nos seguintes temas: tipografia, design, design de tipos, línguas indígenas e identidade visual.

Rafiza Varão

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2012), na área de Teoria e Tecnologias da Comunicação. Sua tese se insere na história das teorias da comunicação e resgata o pensamento do cientista político Harold Lasswell sobre comunicação, daí o título Harold Lasswell e o Campo da Comunicação. É mestre em Comunicação também pela Universidade de Brasília (2002), na área de Imagem e Som, onde defendeu a dissertação Nosferatu: o imaginário de uma sinfonia de horror, com base na teoria sobre o imaginário de Gaston Bachelard. Graduou-se em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1999). Leciona na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e trabalha especialmente com Teorias da Comunicação, Ética e Redação Jornalística. Coordena o projeto SOS Imprensa

Raquel Cantarelli

Mestra em Comunicação pela Universidade de Brasília (2010), na área de Teorias e Tecnologias da Comunicação. Graduou-se em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pelotas – UCPEL (2003). Tem experiência na área de Comunicação no mercado de Agência de Publicidade e é  Professora desde 2004. Ministrou diferentes disciplinas nessa trajetória. Atualmente é professora na Universidade Católica de Brasília – UCB (desde 2010) e atua nos Cursos de Graduação de Jornalismo e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Ministra as disciplinas de Teorias da Comunicação, Redação Publicitária, Linguagem Publicitária e Projeto Experimental. Na Pós-Graduação atua no ICPD UNICEUB e na Faculdade Laboro. Na UCB Coordena a Agência Experimental Espaço Bagagem.

Úrsula Diesel

Latino-americana, lutadora por um mundo mais justo para trabalhadores do campo e da cidade, mãe, doutoranda em comunicação na UnB na linha de Teorias e Tecnologias da Comunicação, professora no curso de Publicidade e Propaganda no UniCEUB, orientadora de trabalhos de conclusão de curso nas temáticas de pichação, arte urbana, mitologias, semióticas, gênero, moda e análise do discurso.